Fórum Nordeste 2019

Desafios e oportunidades nos setores de biocombustíveis e energias limpas


O mês de setembro foi marcado pela realização do Fórum Nordeste 2019. O evento – que é uma oportunidade para discussão sobre os desafios e oportunidades nos setores de biocombustíveis e energias limpas, foi realizado no Recife pelo Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE) e o Grupo EQM.


A principal abordagem do Fórum foi a defesa dos Biocombustíveis do Nordeste devido aos impactos da elevação da cota de etanol dos EUA sem impostos. Temas como: “ampliação da cota do etanol”, “energia limpa e certificada”, “bioquerosene para reduzir a poluição dos aviões “e “uso de tecnologias como irrigação, combustíveis e setor elétrico para tornar a produção mais sustentável”, foram abordados na ocasião. O evento reuniu nomes como Décio Oddone, diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP); Reive Barros, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia; Plínio Nastari, da Datagro; Donizete Tokarsi, da Ubrabio e Renato Cunha, presidente do SIndaçúcar-PE e presidente executivo da No vabio.


Um dos destaques do Fórum foi a Implementação da RenovaBio, que de acordo Renato Cunha, é um serviço ambiental com remuneração que vem da própria cadeia produtiva. “Haverá um esquema de compensação onde os combustíveis de origem fóssil pagarão uma espécie de taxa de descarbonização àqueles produtores que possibilitam a fabricação de um ciclo de vida mais limpo”, disse Renato.


Essa foi a 11ª edição do Fórum que é considerado, fora do eixo Rio – São Paulo, o evento mais importante do setor.


(Fotos: Rafael Furtado)





6 visualizações

Contato

  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social

Endereço

Cais da Alfândega,

130 - Recife, PE, 50030-100 

 

Telefone: (81) 2137-7622 

LatinaPR

e-mail: ralmeida@latinapr.net.br

81 3038-0305

Criação e gestão do portal e redes sociais são projetos da LatinaPR

Imprensa